Inaugurado o Centro de Estudos da Liga Catarinense de Combate ao Câncer

By Abril 13, 2021Notícias

A segurança do paciente em tratamento do câncer ganha um importante aliado: em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, será inaugurado o Centro de Estudos da Liga Catarinense de Combate ao Câncer – CELCC, junto à Clínica de Radioterapia São Sebastião. A nova estrutura integra ensino, assistência e gestão, com a meta maior de unir os avanços dos recursos tecnológicos com o atendimento integral e humanizado do paciente, desde o diagnóstico até o pós-tratamento. Numa grande ação para compartilhar conhecimentos – com todos os rigorosos cuidados na proteção de dados – o CELCC visa qualificar médicos e profissionais da saúde, beneficiando diretamente os pacientes e a população catarinense.

O Centro de Estudos também vai atuar em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, numa verdadeira interface junto à graduação, pós-graduação e mestrado, extensão e pesquisa. A iniciativa permite avanços e fortalecimentos dos cursos de saúde da instituição de ensino, de forma especial nas áreas de Radiologia e Enfermagem. Entre outras coisas, isso possibilita que trabalhos de conclusão de cursos sejam realizados dentro da Clínica de Radioterapia São Sebastião, com a validação submetida ao arbítrio de certificação nacional e internacional.

O presidente do CELCC e da São Sebastião, radioterapeuta e oncologista Ernani Lange de S. Thiago, destaca a importância do trabalho já em andamento. “É preciso acompanhar permanentemente a evolução veloz do conhecimento na medicina e no tratamento dos pacientes. Certamente um centro de estudos é um dos mais valiosos instrumentos para alcançar esse objetivo”.

Responsável pela coordenação do CELCC, a enfermeira Lara Vandresen ressalta que a nova estrutura vai permitir a comunicação integrada e em tempo real com os médicos e profissionais da saúde que fazem a assistência no tratamento do câncer. “Vamos utilizar as mais modernas ferramentas digitais para unir todas as faces do grande trabalho em defesa dos pacientes, com acolhimento e ainda maior qualidade”.

FONTE: http://www.acm.org.br/centro-de-estudos-da-liga-catarinense-de-combate-ao-cancer-sera-inaugurado-no-dia-mundial-da-saude/

lara

Author lara

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2014. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2016, área de concentração Educação e Trabalho em Enfermagem. Doutorado sanduíche pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS- UP) e Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)- Portugal. Trabalhou como enfermeira assistencial em emergência adulto do Hospital Universitário (HU-UFSC). Membro do Laboratório de Pesquisa sobre Trabalho, Ética, Saúde e Enfermagem (PRAXIS). CEO Health Gestcare- software para gestão de serviços de saúde.

More posts by lara

Leave a Reply